domingo, 17 de outubro de 2010

Anatomia I - Planos de Secção ou Referência


Anatomia:
É  a parte da biologia que estuda a forma e a estrutura dos seres organizados, bem como as relações entre os órgãos que se constituem. É uma palavra de origem grega  que significa cortar em partes (ana : cortar e tomia: em partes). Em português temos para o mesmo significado a palavra “dissecação”.

Posição Anatômica:

Como na anatomia se faz presente a necessidade de indicar a localização das estruturas estudadas há, então, um acordo sobre a posição anatômica padrão, evitando-se assim que surjam ambigüidades quanto às descrições. Na posição anatômica tradicional o corpo deve se encontrar ereto, como se a pessoa estivesse de pé (independente da posição da pessoa); com os pés juntos, paralelos e os dedos voltados para frente; os braços devem estar pendentes ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para frente (com os polegares apontando em direções opostas ao corpo:


A fim de visualizar e estudar  a disposição estrutural de vários órgãos, o corpo pode ser seccionado e diagramado de acordo com três planos fundamentais de secção: sagital, frontal ou coronal e transversal.

Plano Sagital: se estende verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em partes direita e esquerda. O plano sagital mediano éo plano sagital que passa longitudinalmente ao longo do plano mediano do corpo.

Plano Frontal ou Coronal: também passa longitudinalmente ao corpo e divide-o em partes anterior (frontal) e posterior (dorsal).


Plano Tranversal: também chamado de horizontal, divide o corpo em partes superior e inferior:



Divisão do corpo humano:

O corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros





Cabeça: é dividida em região facial que inclui os olhos, o nariz e a boca, e uma região craniana ou crânio, que cobre e sustenta o encefálo.






Região Facial: a face possui quatro grandes ossos: frontal, nasal, zigomático, maxilar e a mandíbula.




Região Craniana: o crânio é formado por uma série de ossos que protegem e sustentam o cérebro. Estes ossos são, dentre outros, o frontal, os parietais, os temporais, o etmóide, o esfenóide e o occipital:




Artigos e procedimentos médicos relacionados com o crânio:


Pescoço: referido como região cervical, sustenta a cabeça e permite seus movimentos.








Tronco: é a porção do corpo a qual se ligam o pescoço e os mebros superiores e inferiores. Inclui o tórax, o abdome e a pelve.



Tórax: ou região torácica. a região mamária do tórax circunda o mamilo e nas mulheres adultas é chamada de mama. Entre as regiões mamárias está a região pré-esternal. A axila é também chamada de fossa axilar, e a área circunvizinha de região axilar. A região vertebral se estende ao longo do dorso acompanhando a coluna vertebral.







Abdome: está localizado abaixo do tórax.




O abdome é dividido em:





Pelve: constitui a parte mais inferior do tronco. Na pelve está a região púbica que é coberta com pêlos púbicos nos indivíduos sexualmente maduros. O períneo é a região que contém os órgãos genitais externos e o ânus. O centro do lado dorsal do abdome é a região lombar. A região sacral está localizada mais abaixo, no ponto onde a coluna vertebral termina. Os grandes músculos do quadril formam a nádega ou região glútea.


Membros:


Membro Superior: é dividido em: ombro, braço, antebraço e mão.O ombro é a região entre a cintura escapular e o braço, também conhecido como região deltóidea. A região cubital é a área entre o braço e o antebraço que contém a articulação do cotovelo.




Mão: é dividida em: carpo, metacarpo e os cinco dedos (contendo as falanges). A frente da mão é chamada de região palmar e a parte de trás de região dorsal.


 


Membro Inferior:

Consiste em:  quadril, coxa, joelho, perna e pé. A coxa constitui a região femoral. O joelho tem duas faces, a anterior ou região patelar e a face posterior ou fossa poplítea. a perna tem regiões crurais anteiror e posterior. 




Pé: se divide em três regiões: tarso, metatarso e os cinco dedos (falanges). O tornozelo é a junção entre a perna e o pé. O calcanhar é a parte de trás do pé, a planta do pé é chamada de região plantar e o dorso de região dorsal.



Tornozelo:



 
Dica: neste site dá para baixar alguns livros e atlas de anatomia humana:




12 comentários:

  1. Gostei muito das informações aqui apresentadas. Ajudou-me imenso no meu trabalho de anatomia. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito..
    ajudou e muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito..
    ajudou e muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito..
    ajudou e muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, alguem me ajuda? Meu professor fez uma pergunta: a face plantar é anterior ou posterior? Justifique sua resposta.
    Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. muito bom , a explicação , ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito , vou com tudo fazer minha prova de biomedicina, hoje...

    ResponderExcluir